sexta-feira, 24 de abril de 2009

Conceito problematizado II: "Educação!"

Pensar em educação é entrar na inquietude de um fazer coletivo, onde os participantes desta ação entram na magia do ensinar e do aprender; educar é um ato onde os parceiros envolvidos devem e podem pensar na transformação de atitudes e na troca de saberes. No decorrer da vida nos deparamos em escolas, creches, cursos, universidades...buscando na educação formal aprendizagens efetivas para melhorar nossos conceitos e fundamentações teóricas, com a certeza de que lá esta a única fonte dos saberes;engano!. A educação é eterna acompanhante da vida humana, todo o ser humano bebe desta fonte desde sua mais tenra idade até o fim da vida, sem falar que as contribuições para educação também parte das nossas observações e anceios; até por que segue o movimento da dialética. E fácil ouvir que quando somos criança de nada entendemos e aprendemos, mais a verdade é que nesta fase que se desenvolvem a base da nossa personalidade é nela que os fatos e acontecimentos geram-se no cognitivo,é nela que as relações com as pessoas são fatores importantes para nossa autonomia enquanto pessoa, é nela que as frustrações são perceptíveis e a inocência de que nada é irreversível nos faz passar por cima de maneira forte e alegre. Quando me vejo dentro do ônibus, em casa com meus filhos na rua com os visinhos, na ONG e em outros espaços, ambiente,etc; percebo-me a cada instante sendo alvo de elementos educacionais que me fazem refletir onde estou e para onde quero ir. È muito lindo teorizar conceitos sobre educação onde na prática não é bem assim que acontece, outro dia me peguei discutindo no ônibus sobre o direito da criança de uma mulher sentar na prioridade com seu filho menor de três anos, isto já existe à anos só agora me dei conta que até eu mesma infligia a lei e fui transformada por novos conhecimentos internalizados por outras pessoas. Temos que ter a clareza que ao ensinar os filhos a atravessar a rua, passar pela catraca do ônibus e não ficar nos assentos de prioridade, conversar com o visinho sobre o lixo nas calçadas, são ações educacionais que muitas vezes não precisam ser verbalizadas e sim realizadas no nosso cotidiano, como amigos, mães, pais...e seres constituintes de saberes que somos. A escola tem o seu papel de formar cidadão/ãs críticos e reflexivos mais nós temos a obrigação de reafirmar este papel na medida que associamos a nossas vivências teórias e práticas de vida. (Juliana Gomes/ Engenho do Meio-PE)

Um comentário:

  1. Nestas linhas a educação, foi apresentada, como elemento que pinta e equaciona as nossas atitudes e hábitos de modo intecional e provocativo. Ou seja, um passo reflete individual pode representar um movimento que se expande para um coletivo. Como seres (necessariamente) interligados, interferimos no outro e o outro interfere em nós. É um elo de desenvolvimento intriseco a existência. Esta lógica, nos "condena" como seres em processo de constante efeito,em tudo e todos. É isto, que os pensadores intitularam na suas filosofias(que deram origem a Política e o Direito) de "Ética". A Ética é a arte do agir de modo educativo, ou seja, com uma boa intenção!"A Ética é a investigação geral sobre o que é bom."
    Bueno! Cordialmente, Fábio/ São Paulo-SP.

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