sábado, 25 de abril de 2009

Conceito Problematizado III: "O que é Educação?"

A educação ao longo da vida é vista como uma construção continua de saberes, aptidões e capacidade de discernir e agir nas mais variadas situações do cotidiano, necessita evoluir, ultrapassar as fronteiras, para dar lugar a um processo de aprendizagem durante toda a vida e para a vida a todo momento, Em pequenas situações pode-se vivenciar um aprendizado dando possibilidade para cada um saber conduzir sua vida em um mundo onde a rapidez das mudanças se alia ao fenômeno da globalização, no qual requer um alto grau de competitividade que sempre terá a disposição para aprender e reaprender continuamente, despertando a curiosidade, desenvolvendo a autonomia, estimulando o rigor intelectual pois, só assim, estaremos criando condições para o “saber aprender a aprender”, pilar fundamental para uma educação ao longo da vida. Mas há de se ressaltar que a sociedade muda, então a educação, mais do que estar a serviço da sociedade, está a serviço da mudança social com o objetivo de formar, ou melhor, conduzir sujeitos agentes desta mudança. Os homens historicamente evoluem, e a educação evolui também, servindo de instrumento para ajudar o homem a crescer, colaborar para que a vida se torne outra e desta maneira contribui para que, cada vez mais, todos nós expressemos de maneiras múltiplas e diferentes, nossas conquistas. A educação, sem dúvida, tem um sentido social, ético e político, que através da vivência de experiências diferentes do indivíduo e da sociedade, leva-nos a aprender, reaprender, inventa e cria a cada instante um novo homem, uma nova vida.
Retomemos os escritos de Paulo Freire: "O homem, como um ser histórico, inserido num permanente movimento de procura, faz e refaz constantemente o seu saber”. (Marlete Andrade/Manaus-Am)

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