segunda-feira, 27 de abril de 2009
Problematizando a Educação V
Pensar em educação é um processo complexo...
A educação é algo que a meu ver não pode ser aprisionada numa definição única, num modelo único, num método ...
Educação é plural, como diria Tião Rocha... acontece no plural e é plural em si mesma!
Enquanto seres somos múltiplos, por isso, sempre me angustia pensar em todas as formas unas que inventaram para ensinar, para fazer aprender, para apontar o certo, o justo - transformando a todos e todas em pequenos ciclopes com apenas um olho para ver, fazer e sentir...
Todas as vezes que o humano é reduzido a uma ùnica dimensão, seja ela qual for(e aqui não estou apenas apontanto a crítica ao cartesianismo)incorre-se num erro, porque se estilhaça toda a sua completude.
Penso que educação é um processo que deve possibilitar o desenvolvimento de nossas competências individuais , mas também a consciência do ser grupal, que é demandado por participação, que é alcançado tb pela participação e, nesse sentido, deve ser construído a partir do lidar com todos os aspectos constituintes da pessoa humana, todas a suas dimensões: razão, sensação, sentimento, intuição, corpo, espiritualidade e...
A educação deve proporcionar a integralidade, a inteireza que completa, que promove o religare cósmico...
político!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário