segunda-feira, 27 de abril de 2009

Problematizando a Educação V

Pensar em educação é um processo complexo... A educação é algo que a meu ver não pode ser aprisionada numa definição única, num modelo único, num método ... Educação é plural, como diria Tião Rocha... acontece no plural e é plural em si mesma! Enquanto seres somos múltiplos, por isso, sempre me angustia pensar em todas as formas unas que inventaram para ensinar, para fazer aprender, para apontar o certo, o justo - transformando a todos e todas em pequenos ciclopes com apenas um olho para ver, fazer e sentir... Todas as vezes que o humano é reduzido a uma ùnica dimensão, seja ela qual for(e aqui não estou apenas apontanto a crítica ao cartesianismo)incorre-se num erro, porque se estilhaça toda a sua completude. Penso que educação é um processo que deve possibilitar o desenvolvimento de nossas competências individuais , mas também a consciência do ser grupal, que é demandado por participação, que é alcançado tb pela participação e, nesse sentido, deve ser construído a partir do lidar com todos os aspectos constituintes da pessoa humana, todas a suas dimensões: razão, sensação, sentimento, intuição, corpo, espiritualidade e... A educação deve proporcionar a integralidade, a inteireza que completa, que promove o religare cósmico... político!

Nenhum comentário:

Postar um comentário